Powered By Blogger

domingo, 12 de junho de 2011

A Casa de Pablo Neruda - La Chascona

Pablo Neruda (Neftalí Ricardo Reyes Basoalto),em 1953 constrói sua casa em Santiago, apelidada de "La Chascona". A casa foi uma de suas três casas no Chile, as outras estão em Isla Negra e Valparaíso. "La Chascona" atualmente é um museu com objetos de Neruda e vale a pena ser visitada. Fomos a pé. Fica próximo do Cerro San Cristóbal.
Pablo Neruda,poeta, escritor, político e diplomata, foi uma das maiores expressões intelectuais do chile. Morreu aos 69 anos, vitima de câncer de próstata.
Pablo Neruda é considerado um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX. Nasceu em Parral (Chile) no dia 12 de Julho de 1904, filho de José del Carmen Reyes Morales, operário ferroviário, e dona Rosa Basoalto Opazo, professora primária, morta quando Neruda tinha um mês de vida. Cônsul do Chile na Espanha (1934-1938) e no México, eleito senador em 1945, foi embaixador na França (1970). Suas poesias da primeira fase são inspiradas por uma angústia altamente romântica. Passou por uma fase surrealista. Tornou-se marxista e revolucionário, sendo, primeiramente, a voz angustiada da República Espanhola e, depois, das revoluções latino-americanas. Faleceu em Santiago (Chile) no dia 23 de Setembro de 1973.

Nenhum comentário: