Powered By Blogger

domingo, 12 de junho de 2011

CAMINHADA EM PUERTO MONTT, CHILE

Concluída nossa permanência em Santiago, embarcamos no ônibus leito da companhia Pullman com destino a Puerto Montt, distante 1.016 km ao sul da capital do Chile. O embarque foi no Terminal Alameda que estava muito movimentado e o ônibus - pudemos observar, era novo e de fabricação brasileira, composto por dois andares- saiu pontualmente às 19:00 horas. Foi servido, pelo comissário de bordo, um prato quente, a título de jantar. O serviço de bordo continuou com oferecimento de água e sucos. Depois, a luz do salão foi apagada para que os passageiros pudessem dormir. Clarinha e eu logo " pegamos" no sono. Eu acordei na madrugada do dia seguinte quando o ônibus estacionou em uma rodoviária de uma cidadezinha situada no caminho para Puerto Montt e pude avistar, ao longe, a silhueta do vulcão Osorno. No Chile há mais de dois mil vulcões. A maioria se encontra inativo, mas perto de uma centena deles, apresenta sinais de atividade. Ali perto de onde estavamos se situa o vulcão Puheuei que entrou em forte erupção logo após o terremoto de 1960 que atingiu o Chile que, por sinal, é considerado o maior terremoto que se tem notícia no mundo inteiro, pois atingiu a marca de 9,5 graus na escala Richter.
O ônibus estacionou na rodoviária de uma pequena cidade, para embarque de alguns passageiros e, logo em seguida, continou viagem. Quando o relógio marcava 06:50, na manhã nevoenta daquele dia, chegamos em Puerto Montt. O lugar era mais frio que Santiago. Naquela ocasião, estava particularmente frio, com o termômetro marcando 6º gráus. Fomos tomar um café quente no restaurante da rodoviária e,depois, como a nossa bagagem era muito pouca, apenas duas pequenas malas, fácil de conduzir, decidimos ir para o nosso hotel, a pé. No caminho registramos em foto uma pequena praça, pitoresca, no centro de Puerto Montt, onde se destaca sinalização indicativa de vários locais. ( Esta foto ao lado). Puerto Montt tem uma população de pouco mais de 200 mil habitantes. É a capital da Província de Llanquihue e da X Região.
A cidade localiza-se junto à Enseada de Reloncaví, uma baía protegida na costa sul chilena. Faz parte de uma ligação natural com as regiões de Aisén del General Carlos Ibáñez del Campo (XI Região) e de Magallanes (XII Região). Por sua localização estratégica, esta cidade constitui o ponto de partida para o deslocamento até os lugares e atrações turísticas do sul em geral, e ademais é um porto marítimo com as regiões mais austrais, e o seu aeroporto internacional "El Tepual", a liga com os principais terminais aéreos do país. As principais rodovias que cruzam a comuna são a Ruta 5-CH (Rodovia Pan-americana), a Ruta CH-7 (Carretera Austral) e a Ruta CH-226.
A região de Puerto Montt é repleta de lagos, baias, enseadas, etc. Existe uma outra cidade muito procurada na área que fica próximo a Puerto Montt, chamada Puerto Varas, que se situa à beira do Lago Llanquihue.
Puerto Montt é um porto marítimo, do Pacífico, Puerto Varas é um porto lacustre, do Lago Llanquihue.
À tarde fomos visitar a feira regional montada em um galpão no centro da cidade. Na entrada tem um "banner", anunciando: Sabores Junto al Lago. (Conforme mostra a foto ao lado).

Esta outra foto mostra uma rua típica do centro da cidade, perto do lago.
Dormimos uma noite em um apart-hotel que se revelou bem confortável mas a outra noite decidimos dormir numa casa típica,perto da Rodoviária, em um quarto alugado. Não tinha aquecedor, mas o frio foi afastado graças a um edredon, bem grosso. Para nossa alegria, uma boa surpresa: o chuveiro do banheiro compartilhado que ficava no corredor possuia água quente. Esta hospedagem, um tanto quanto precária, valeu como experiência.
A seguir apresentamos alguns destaques de Puerto Montt:
PLAZA DE ARMAS
Denominada com o nome de "Buenaventura Martínez", em homenagem ao co-fundador da cidade,nasceu com os primeiros traçados das ruas, isso em 1852.
Um ano depois, Vicente Pérez Rosales, juntamente com Miguel Sevilla, o pároco da cidade e alguns colonizadores alemães, a escolheu para local de fundação de Puerto Montt.
A atual plaza de armas, chamada Manuel Irarrázabal, é o resultado de quatro reformas que sofreu ao longo desses anos e se constituiu em uma primeira praça pública com jardim que se tem notícia no Chile.
dibujo1CATEDRAL
Totalmente construida en madeira de Alerce, a Catedral foi erigida en 1856, inspirada no Partenón de Atenas.
Em um de seus pilares está a pedra de fundação de Puerto Montt. Em seu interior se encontra, adornada com com diversas " cintas de colores",a ata de promulgação da cidade que Vicente Pérez Rosales , em 1853,guardou.
Anexa ao prédio da Catedral se encontra a Capela San Francisco de Sales,estrutura de estilo gótico que tem lindos murais.

dibujo2MONUMENTO À COLONIZAÇÃO ALEMÃ
Réplica de de um monumento original erguido em 1977 para comemorar os 125 anos da chegada dos primeiros colonos alemães em 1852. O monumento representa uma familia de imigrantes germânicos e simboliza o esforço e a determinação dos primeiros colonizadores.

No segundo dia de nossa permanência em Puerto Montt fomos almoçar em Algemo. Pedimos um prato tipico chamado Marinada, que é uma espécie de sopa quente com vários ingredientes provenientes do mar, como polvo, mariscos, moluscos, caranguejos, etc. A foto abaixo mostra a rua principal de Angelmo, em Puerto Montt, vendo-se Clarinha que acabara de comprar uma manta feita de pele de lhama em uma das lojas de artesanato do lugar.