Ainda estava escuro quando tomamos um taxi para a Praça de Armas onde se situa o escritório da companhia Cruce Andino, para iniciar a " Travessia dos Lagos", o circuito que nos levaria de Puerto Montt, no Chile, a Bariloche, na Argentina.
A estrada para Puerto Varas naquela manhã apresentava pouca visibilidade pois um espesso nevoeiro tomava conta de tudo. Em Puerto Varas, deixamos a van e apanhamos um ônibus que nos levaria até Petrohué, destino da primeira etapa da nossa viagem. O percurso tem 76 km, desde Puerto Montt. Segue por uma estrada asfaltada, beirando o lago Lanquihue, até o lugarejo encrustado no admirável Parque Nacional Vicente Perez Rosales. No caminho paramos para apreciar as famosas quedas do rio Petrohué, cujo acesso é feito a pé, por um caminho muito bonito, aberto logo depois da bilheteria do parque, que leva, a passarelas sobre o rio.
Depois voltamos ao ônibus e o guia que, além de falar espanhol e inglês, também falava português, nos explicou que seguiríamos um pouco mais adiante para embarcarmos no primeiro catamaran.
Cumprida a primeira etapa da travessia, chegamos ao Lago Todos Los Santos, conhecido também por Lago Esmeralda, graças a cor esverdeada de suas águas. Debaixo de uma chuva fina e fria corremos para entrar no catamaran que nos acolheu aquecido por seu sistema de calefação, o que foi muito agradável naquele momento em que lá fora fazia muito frio, acentuado pela presença de um insistente vento cortante.
